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Face/off

setembro 6, 2005

O sucesso comercial dos filmes orientais no Ocidente causou uma enxurrada de lançamentos nos últimos meses, a maioria filmes de luta com baixo orçamento e elenco desconhecido. Mas alguns filmes despontam, e alguns nomes também. E no meio de tudo isso, a produção oriental que não se volta para as lutas marciais e fábula coloridas, como Herói, chamam tanta atenção quanto – não só pela qualidade do seu roteiro, mas pelas atuações acima da média.

O caso de Conflitos Internos (Wu jian dao) é ainda mais especial, pois o filme chamou a atenção de Martin Scorcese, que irá refilmá-lo com Leonardo DiCaprio em um dos papéis principais. Na versão chinesa, os nomes que se destacam são conhecidos: Tony Leung (o Espada Quebrada de Herói) e Andy Lau (o Leo de O Clã das Adagas Voadoras).

Nesse policial, eles são dois jovens recrutados por lados diferentes da lei: Yan(Leung) é o policial que se infiltra nas gangues da cidade e repassa informações para o departamento. Para sua segurança, apenas o comandante – seu contato – sabe quem ele é. Lau (Lau) é o espião do mafioso Sam dentro da polícia, um homem de comportamento exemplar que sobe rapidamente na profissão, mesmo repassando informações para os criminosos.

Yan e Lau se encontram e iniciam um jogo de gato-e-rato em que são questionadas identidades, vidas e intenções de cada um. A reversão de papéis é suficiente pra reverter a índole de alguém? Até que ponto vale a pena agir para manter o disfarce?

A trama se constrói de maneira interessante, com pequenos detalhes que mal são mencionados mas que hiperdimensionam a situação invertida que os dois homens vivem, os medos e angústias de serem descobertos. É um filme totalmente urbano e totalmente contemporâneo, o que ajuda a mostrar que a qualidade do cinema chinês está além das lutas coreografadas.

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