h1

Roxy’s Tube #2: The girl from Mars

dezembro 5, 2005

Existe uma “teoria” chamada sophomore slump, a de que determinadas coisas que tiveram um bom ou ótimo primeiro ano, correm o risco de desandar no segundo. O que explica Harry Potter e a Câmara Secreta, eu sei. Mas, como aqui estamos falando de séries de TV, eu lembro de exemplos como Roswell (embora o episódio com o Max do futuro seja uma das coisas mais choráveis do universo televisivo); ou a segunda temporada de Buffy foi tão perfeita que ainda é a minha preferida – e não só porque tem Surprise, Passion e I have only eyes for you. Mas agora vamos falar das excessões.

Não é segredo pra ninguém, muito menos pros freqüentadores desse blog, que eu venero o chão em que Rob Thomas pisa. Por causa de Cupid, e do roteiro de Drive me crazy mas, especialmente, por Veronica Mars. Há anos eu não sentia por uma série a atração e a identificação que eu sinto por VMars – provavelmente desde Dawson’s Creek. Mas a diferença fundamental entre os adolescentes verborrágicos de Capeside e o clima noir californiano de Veronica Mars está justamente naquilo que é o ponto fraco de diversas outras séries: a segunda temporada elevou à quinta potência o que existia de bom na primeira, com o adicional de não tratar o espectador – novo ou antigo – como um idiota descerebrado (vide Desperate Housewives).

Abaixo, as cinco razões pelas quais a segunda temporada de Veronica Mars chuta traseiros infinitos:

5. Ação e reação – As coisas acontecem. Essas coisas têm conseqüência. E nós vemos isso, não ficam esquecidas no meio do caminho (eu sei que a história do Wallace parou pela metade, mas vamos lembrar que a história do estupro só foi resolvida no episódio #121, mmakay?)

4. Evolution, baby – O grande causador da sophomore slump é a incapacidade dos roteiristas de criar coisas novas. Então a nova temporada se torna uma reciclagem do que aconteceu na temporada anterior, com a ordem levemente alterada (ou, às vezes, nem isso… tipo The OC). O grande trunfo do Rob Thomas foi conseguir amarrar uma história que respeita o que aconteceu na primeira temporada, adicionando personagens e elementos que são fundamentais para a segunda, sempre precisar repetir os mesmos mistérios. Isso porque os personagens evoluíram, e isso obviamente se reflete em suas ações. O comportamento da Veronica, no começo da temporada, era completamente diferente do que foi visto no final da primeira – mas era perfeitamente plausível que ela agisse como se o mundo fosse um lugar perfeito e cor-de-rosa porque ela *precisava* sentir aquilo. À medida em que as coisas acontecem ao redor dela, e com ela, esse comportamento inocente pré-Lily dá lugar à velha Veronica (ou pelo menos a Veronica da primeira temporada), mas acrescentando a isso todo o peso das experiências que ela teve no último ano.

3. Continuity Fairy – Ao lado de Arrested Development, Veronica Mars tem a melhor continuidade da história da TV. Todas as coisas se encaixam. Todas as pessoas que tem nome são citadas – em contexto – novamente. Isso é sinal de 1) bom planejamento, 2) bom roteiro e 3) respeito ao público.

2. All about chemistry – O elenco tem uma química fantástica. Chega a dar arrepios. (E não, não estou falando só da cena do banheiro!)

1. The writing, man! – A qualidade dos roteiros (não só os mistérios, mas os diálogos e situações) é superior a qualquer outra série adolescente no momento. E melhor que muitas séries adultas.

4 comentários

  1. Com certeza VMars tem muitos méritos e trouxe coisas novas, mas como eu ainda não vi a segunda temporada (ninguém me emprestou ainda 😦 ), eu vou fazer um comentário sobre Potter: Eu gostei do segundo, aliás eu acho que os filmes tem melhorado progressivamente, sendo o 4o. o melhor. O segundo tem outro mérito: o livro é uma porcaria, e conseguiram fazer o filme ficar legal…acho que vão ter o mesmo problema como o quinto, pq me falaram que é uma enrolação só…


  2. Sobre continuidade: acrescente The Simpsons no topo dessa lista aí 🙂


  3. Roxy,
    Sou leitor silencioso deste blog há algum tempo e estava esperando um novo texto sobre TV para me apresentar.
    Escrevo sobre TV também e estou sempre a procura de lugares onde possa ler opiniões sobre TV feitos com seriedade, mas também com emoção.
    Ah, eu também já escrevi um punhado de idéias sobre Veronica Mars. Se der dá uma conferida –
    http://www.teleseries.com.br/weblog/arquivo.asp?arquivo=10/31/2005


  4. O único problema é o Backup, que tem cores diferentes dependendo do episódio…
    So much for continuity…
    :P–>



Deixe um comentário